Seat Ibiza comemorou 30 anos!!

setratiosize900650-cover-3-seat-ibiza1st-4th-generation
O carro espanhol mais vendido e exportado, que acompanhou várias gerações que conduziram este ícone, comemorou 30 anos de existência!!

Em 1984, enquanto o mundo aplaudia o lançamento do primeiro computador Mac da Apple e o compact disc começava a tornar-se popular, a 27 de abril nasceu o primeiro SEAT Ibiza na Zona Franca de Barcelona, o carro mais bem sucedido alguma vez construído pela marca.

Este ano a SEAT comemora o aniversário do Ibiza, um ícone para a companhia e que hoje é visto como o veículo mais carismático da sua história, bem como o mais vendido, com um expressivo volume de vendas na ordem dos 5 milhões de unidades. Se há um automóvel que simbolize a Espanha dos anos 80 – dinâmica, ambiciosa e inovadora – é, definitivamente, o SEAT Ibiza. Reforçado pela imagem festiva internacionalmente conhecida da ilha do mediterrâneo, de onde é inspirado o seu nome, o seu lançamento constituiu um ponto de viragem no panorama internacional do mercado automóvel.

O Ibiza é um dos pilares da marca e em Espanha tem sido o modelo do seu segmento mais vendido, desde 2001. Em finais de junho deste ano, aquando da celebração do seu 30º aniversário, será lançada uma versão especial.

O palco escolhido para a primeira apresentação ao mundo do SEAT Ibiza foi o tão prestigiado Salão Automóvel de Paris, em 1984. Graças a este ‘best-seller’, a companhia começou a expandir-se internacionalmente com exportações em larga escala. Desde então, este ícone sobre rodas aumentou as suas exportações em 69% (na casa das 3.5 milhões de unidade) com presença em mais de 75 países. No início da sua existência, os mercados mais importantes para o Ibiza foram a Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Portugal, México e, obviamente, Espanha.

O SEAT Ibiza inaugura a fábrica de produção de Martorell
A companhia terminou os anos 80 com valores recorde de vendas e produção, tornando-se membro do gigante Grupo Volkswagen. Até 1993 a atividade da marca concentrava-se na Zona Franca de Barcelona, mas a entrada no novo Grupo, o sucesso dos outros modelos no mercado e a necessidade de aumentar os níveis de produção, exigiram a criação de um novo complexo industrial. Complexo este que iria ser construído junto do Centro Técnico da SEAT.

5seat-ibiza-2nd-gener-gti-1

Desta forma, a segunda geração do SEAT Ibiza iria ser a primeira linha de carros produzida inteiramente na nova fábrica da SEAT em Martorell. O início de atividade do novo complexo iria dar lugar à criação de uma cadeia industrial de fornecedores que, na altura, integrava 20 companhias diferentes.

Hoje em dia Martorell continua a ser uma das fábricas mais modernas e flexíveis da Europa, sendo a sua posição de destaque internacional galardoada com o prémio “Automotive Lean Production”. Diariamente são produzidos, na Linha 1 da fábrica, aproximadamente 700 Ibiza, empregando cerca de 1,600 pessoas diretamente. No cômputo geral, a SEAT cria emprego, direta e indiretamente, a cerca de 70,000 famílias. Atualmente, o efeito multiplicador na economia gerado pela SEAT faz-se sentir indubitavelmente. A marca não pode ser dissociada de Martorell, assim como o mercado automóvel de Espanha não pode ser dissociado da SEAT.

O SEAT Ibiza: design, espírito jovem e desportivo
O SEAT Ibiza é 100% SEAT, já que foi o primeiro veículo desenhado e desenvolvido inteiramente pela marca. O design foi sempre parte integrante do DNA da marca espanhola e, no caso do Ibiza, as quatro gerações tiveram o cunho pessoal de figuras distintas no mercado de design automóvel.

Para a primeira geração do Ibiza (1984-1993) a SEAT contou com a colaboração da Italdesign, a companhia do designer italiano Giorgio Giugiaro, com Karmann para o desenvolvimento da carroçaria e com a Porsche para a utilização da tecnologia “System Porsch” a nível de motor.

Houve um salto significativo na segunda geração (1993-2002) a nível estético, contando, de novo, com a colaboração de Giugiaro. As linhas eram redondas e aerodinâmicas, com um nível de equipamento e sofisticação mecânica que, na altura, só se encontravam em carros de gamas superiores.

O designer italiano Walter de’Silva, atual responsável da área de Design do Grupo Volkswagen, foi responsável pela conceção da terceira geração do Ibiza (2002-2008), onde se assistira a um novo progresso a nível de qualidade de construção, motorização e índices de performance. De’Silva desenvolveu uma estética mais apelativa, marcada pela agilidade, retratando o conceito desenvolvido pelo Centro Técnico da SEAT em Martorell, o “chassis ágil”

A geração atual do Ibiza (2008-) é obra do então responsável da área de design da SEAT, Luc Donckerwolke. Pela primeira vez o conceito do “design em forma de seta” é materializado na parte dianteira do veículo, resultando num modelo Ibiza com um carácter e aspeto bem mais desportivos que os seus antecessores, graças à introdução de linhas puramente geométricas, complementadas com uma alteração à clássica “linha dinâmica” na parte lateral.

A versão mais desportiva conquista o Campeonato Mundial de Rally
O primeiro SEAT Ibiza claramente desportivo foi o modelo SXI com um motor de 100cv, o antecessor das atuais versões CUPRA (Cup Racing) e FR (Formula Racing). Em 1996 a marca apresentava a versão CUPRA com um motor de 2 litros com 150cv, que tinha, não só uma imagem desportiva, como índices de performance fabulosos. O Ibiza Kit Car foi um modelo cujo lançamento era há muito aguardado e foi com este que a SEAT conquistara três títulos FIA-2 litros seguidos, no Campeonato Mundial de Rally (WRC), em 1996, 1997 e 1998. Em 2004 o Ibiza celebrou o seu 20º aniversário, com mais de 3.3 milhões de unidades construídas e com dois modelos desportivos novos a integrar a gama – versões FR e CUPRA (com novos motores a diesel).

ibiza-kit-carwrc

Sabia que…?

-O preço aproximado do SEAT Ibiza em 1984 era de 4,950€. Os preços correntes, rondaria os 15,620€.
-O SEAT Ibiza foi o automóvel oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona’92.
-A segunda geração do Ibiza foi o primeiro automóvel do seu segmento a ser equipado com um motor TDI de 90cv.
-O SEAT Ibiza foi o primeiro modelo no seu segmento a ter Assistente de Controlo de Estabilidade ESP como equipamento de série.

Vendas por geração
Ibiza I, 1984-1993: 1,308,461 unidades
Ibiza II, 1993-2002: 1,522,607 unidades
Ibiza III, 2002-2008: 1,221,200 unidades
Ibiza IV, 2008-to date: 924,183 unidades

Mais informação disponível no dossier do 30º aniversário do Ibiza
SEAT é a única companhia no seu sector com a capacidade total de desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar carros, em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando mais de 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. As vendas globais da SEAT, em 2013, totalizaram um volume de 355,000 unidades traduzindo-se em 6,473 milhões de euros em receitas, valores recorde na história da marca.

2ibiza-30ann-rear

O Grupo SEAT emprega 13,500 profissionais nos seus três centros de produção em Barcelona – Zona Franca, El Prat de Llobregat e Martorell, onde constrói os tão bem sucedidos modelos Ibiza e Leon, entre outros. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Alhambra em Palmela (Portugal), o Mii em Bratislava (Eslováquia) e o Toledo em Mladá Boleslav (República Checa).

A multinacional espanhola também tem um Centro Técnico, um ‘núcleo de conhecimento’, albergando um total de cerca de 900 engenheiros, cujo objectivo é o de servirem como força impulsionadora de inovação do investidor industrial número um em I&D em Espanha. Em linha com o seu compromisso declarado na protecção ambiental, a SEAT baseia a sua actividade central na sustentabilidade, nomeadamente na redução de emissão de CO2, eficiência energética e reciclagem de recursos, bem como a sua reutilização.

3ibiza-30alogo

cover-1-seat-ibiza-4-generations

Link permanente para este artigo: https://tdi.pt/seat-ibiza-comemorou-30-anos/

Gearbest Cupão 13% de desconto para Eletrónica de Consumo promotion
Cupão 13% de desconto para Eletrónica de Consumo