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Compra segura

Principais cuidados a ter:

  • Nunca adiante dinheiro pela compra de um produto/serviço a um vendedor que não conhece.
  • Nunca compre sem que tenha bastante informação sobre o produto/serviço vendedor.
  • Obtenha o máximo de informação sobre o vendedor: nome, morada, telefone. Verifique se os dados são coerentes e corretos.
  • Tome precauções especiais quando a oferta parece ser “boa demais para ser verdade”.
  • Nunca faça transferências para o estrangeiro.
  • Sempre que possivel realize um negócio com a troca em mão.
  • Desconfie sempre quando lhe pedem para fazer uma primeira transferência antes de lhe enviarem o produto. É muito frequente que lhe peçam que adiante um pequeno valor para pagamento de taxas, pagamentos esses para bancos no estrangeiro, como Money Gra ou Western Union. A nossa recomendação é que não o faça. O mais provável é que fique sem o dinheiro e o produto que pensava comprar.
  • Mesmo quando o vendedor lhe apresenta informação pessoal ou o número da conta bancária, isso não o protege de ser enganado.
  • Sempre que possível, solicite a factura/recibo original do produto e um recibo da compra.
  • O Classificados ClubeTDI nunca lhe envia uma confirmação de pagamento.
  • Se for o vendedor, não envie o produto sem ter as condições de pagamento devidamente acordadas e finalizadas.
  • Os produtos enviados por correio também podem ser arriscados.
  • Não envie dinheiro para alguém num país estrangeiro.
  • Evite utilizar a maioria dos serviços de pagamento internacionais.

Envio de produtos

  • Grande parte das situações de enganos e fraudes ocorre quando o comprador e o vendedor não se encontram.

Quando compra

  • Nunca adiante dinheiro, independentemente da confiança que o vendedor lhe aparenta.
  • Os fraudulentos prontificam-se a apresentar documentação (Bilhete de Identidade, passaporte, etc) como garantia. Isto não o protege da fraude!
  • O envio do produto por correio com portes pagos pelo comprador não garante que seja livre de risco. Não tem como ver o produto antes de o pagar.

Quando vende

  • É sempre preferível negociar com Pagamento contra entrega.
  • Não envie o produto sem ter as condições de pagamento devidamente acordadas e finalizadas.
  • Evite pagamentos por cheque. Não é garantido que esse cheque tenha cobertura.
  • Pagamentos internacionais.
  • Nunca utilize serviços de pagamento como o Western Union, Money Gram ou Bidpay, uma vez que são difíceis de controlar ou cancelar o pagamento. Estes serviços são muito populares entre as pessoas que praticam fraudes por essas mesmas razões.

Artigos roubados

  • Assegure-se que o produto a comprar não foi roubado.
  • Sugerimos que solicite, sempre que possível, o recibo original do produto.
  • Caso tenha dúvida, deve confirmar a identidade do vendedor
  • Caso tenha dúvida, pode ainda confirmar junto da polícia se o produto não foi roubado.
  • Para artigos de marca, confirme se os números de série não foram manipulados.
  • Em veículos, deverá sempre verificar se o número de chassis não foi adulterado.
  • Se suspeitar de um objeto roubado, deverá contactar-nos e as autoridades competentes imediatamente.
  • Ajude-nos a prevenir que criminosos vendam produtos roubados, seguindo estas sugestões!

Veículos

Quando compra

  • Confirme se o veículo pertence realmente ao anunciante.
  • Veja pessoalmente o veículo e tente levá-lo a uma oficina independente.
  • Peça o livro de revisões e confirme a sua veracidade em termos de quilometragem e histórico
  • Verifique sempre o histórico do veículo, se possível, antes de decidir comprá-lo. Se o veículo tiver um empréstimo, certifique-se que estará pago antes da mudança de proprietário.

Quando vende

  • Solicite documentação para a identificação do potencial comprador (BI, passaporte, carta de condução, etc) antes de permitir um test drive e verifique com a sua companhia de seguros se você tem a necessária cobertura. Algumas apólices de seguro não cobrem suas perdas em caso de roubo ou dano se forem entregues as chaves do carro.
  • Indivíduos que se intitulam como concessionários poderão contactar com a promessa de vender o seu carro. Às vezes, eles deixam um pequeno depósito mas, em seguida, desaparecem com o carro.
  • Certifique-se de ter recebido o pagamento integral antes de entregar o veículo. Se o pagamento for por cheque, aguarde até que tenha sido autorizado pelo banco.
  • Seja prudente em situações quando os potenciais compradores são de um país diferente e que querem pagar com um cheque ou transferência bancária. Este é um método comum utilizado pelos fraudulentos.
  • Insista num Contrato Promessa de Compra e Venda

Envio para o exterior

Cuidado com as chamadas “cartas nigerianas” e outras tentativas feitas por indivíduos em países estrangeiros para enviar os artigos para fora de Portugal. Se um comprador quer ter os bens enviados para o estrangeiro, recomendamos que você ignore o pedido. O objetivos das cartas nigerianas e similares é simplesmente cometer fraudes.

Como saber que recebi uma carta nigeriana?

  • As mensagens são escritas muitas vezes num português muito fraco
  • As mensagens usam expressões como “mercadoria” ou “produto” sem especificar o produto anunciado. Isto acontece porque eles usam frequentemente uma mensagem-tipo.
  • As mensagens são geralmente enviados a partir de endereços de email gratuitos, como o Yahoo, Gmail e Hotmail.
  • As mensagens procuram “seduzi-lo”, oferecendo-lhe mais dinheiro do que indicado no anúncio.
  • O comprador quer pagar por cheque ou transferência do dinheiro para uma conta que não existe.
  • Às vezes, envia uma falsa confirmação de pagamento que a dar entender que o dinheiro foi depositado em sua conta.

O que você pode fazer para se proteger?

As cartas nigerianas são feitas para induzi-lo a enviar dinheiro ou bens para países estrangeiros. Por favor, não se envolva em tais negociações, que são na maioria das vezes fraudulentas.

  • Cuidado com emails pedindo-lhe para enviar bens para o estrangeiro.
  • Não aceite pagamentos por cheque.
  • Cuidado com falsos comprovativos de pagamento.

Transferir dinheiro online

Quando fizer pagamentos e transferências monetárias online, deve estar ciente de “Phishing”. “Phishing” é quando alguém tenta enganá-lo para obter informações sensíveis, como senhas, contas bancárias e números de cartão de crédito, etc. e muitas vezes é desencadeada por falsos emails de sites que conhece ou são da sua confiança, pedindo para clicar num link e preencher os seus dados pessoais / informações.

Existem exemplos de links em emails que afirmam ser de um banco para levar a uma página que parece pertencer ao banco (por exemplo, fica parecendo um site do banco), mas que é controlado por outras pessoas. Esses sites são usados para enganar as pessoas e obter informações pessoais.

SMS recebidos

A receção de SMS com ofertas sobre os produtos que tem à venda também pode incorrer em riscos. Por vezes, as mesmas pessoas que enviam emails com as famosas “cartas nigerianas” também o fazem por SMS, uma vez que já sabem que os emails são frequentemente bloqueados.

Por outro lado, tenha especial cuidado com SMS de números estranhos ou provenientes do exterior.

Há situações em que, respondendo ao SMS, incorreram em custos elevados por responder a um “serviço de valor acrescentado”.

  • Não responda a SMS com números estranhos
  • Cuidado com SMS de pessoas no estrangeiro
Conselhos baseados no CustoJusto

 

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