A ideia de um Audi R8 TDi não é de agora, mas parece que só com o lançamento da segunda geração, o desportivo terá uma versão Diesel. Para já apenas a dúvida quanto ao motor: V8 4.0 ou V10 5.0, um destes dois será o escolhido para o R8 TDi.
Segundo a ‘Automobile Magazine’, o R8 TDI, aposta pessoal do chairman do grupo Volkswagen, Ferdinand Piëch, deverá ser lançado em 2017. Será o segundo desportivo com o logotipo TDi, depois do lançamento do RS5 TDi, agendado para o final de 2015.
A segunda geração do R8 já está em testes com vista ao seu lançamento, no próximo ano. A base será a mesma do “irmão” Lamborghini Huracán, misturando componentes em alumínio e fibra de carbono.
Mecanicamente, está previsto um novo 4.0 V8 biturbo com 460 cv e 500 Nm em substituição do atual 4.2 com 430 cv, mantendo o 5.2 V10 naturalmente aspirado com 540 cv e 539 Nm, que poderá chegar aos 600 cv e 559 Nm com o V10 Plus.
Ainda antes do lançamento do R8 TDi, a Audi vai lançar a versão elétrica R8 e-tron. A marca alemã promete uma autonomia próxima dos 500km com apenas uma carga.
Nas imagens, o R8 V12 TDi Concept apresentado no Salão Automóvel de Detroit, em 2008. Estava equipado com um motor V12 TDI biturbo a debitar 500 cv e 1000 Nm de binário.